Offline
Hospitais sem fins lucrativos vão receber R$2 bilhões de recursos da União
08/05/2020 16:42 em Notícias do Brasil

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) anunciou novas iniciativas para combater os efeitos do novo coronavírus na saúde pública. Uma delas foi o Programa BNDES de apoio emergencial ao combate da pandemia, que destinará R$ 2 bilhões para ampliação imediata de leitos emergenciais e de equipamentos médico-hospitalares.

Os recursos vão preparar as instituições para auxiliar o Ministério da Saúde em ações de combate a covid-19.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou na última quarta-feira, a lei que prevê a transferência do dinheiro da União para santas casas e hospitais filantrópicos, sem fins lucrativos, que participam de forma complementar do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com os recursos do programa, são estimados três mil novos leitos de UTI, o equivalente a mais de 10% da disponibilidade atual. O número de respiradores pulmonares deverá aumentar em 15 mil, suprindo durante três meses 50% da demanda total do SUS.

O número de monitores aumentará em cinco mil, o correspondente a 20% da demanda para os próximos quatro meses. Por fim, serão 88 milhões de máscaras a mais, o que representa um terço da demanda dos próximos quatro meses.

“O BNDES está trabalhando em coordenação com todos os entes do governo federal para entregar o máximo que a sociedade brasileira precisa”, disse o presidente do BNDES, Gustavo Montezano.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS