Offline
Produção de veículos caiu 99,3% em abril, diz Anfavea
08/05/2020 16:40 em Notícias do Brasil

Comparando com o mesmo período do ano passado, a produção de veículos no Brasil caiu 99,3% no último mês de abril. A pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira, 8, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), e mostram o pior mês da história do setor, fortemente afetado pela pandemia do coronavírus.

Em abril foram produzidos apenas 1.847 veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus), muito abaixo dos 267.561  fabricados no mesmo mês de 2019.

“É o pior resultado da série histórica da indústria automobilística desde 1957”, afirmou Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, para o G1. Se levar em conta o acumulado do ano até o momento, a queda é de 39,1%, menor, mas ainda assim muito significativa.

Nas exportações, o quarto mês do ano teve o pior resultado em 23 anos, ainda de acordo com o órgão que representa o setor, com uma queda de 79,3% em relação a abril do ano passado. 7.212, contra 34.905.

Em comparação ao mês anterior, as exportações em abril caíram 76,7%. Já no acumulado de 2020, a redução das vendas de veículos ao exterior é de 31%.

A entidade afirma que os números já eram esperados, já que a pandemia do coronavírus não atinge somente o Brasil, mas também os principais parceiros comerciais do país. Ela também destaca a crise econômica da Argentina, que já prejudicava a exportações mesmo antes da pandemia, e que adotou as medidas restritivas mais duras da região.

Nesta semanas, algumas montadoras, como Renault, Volvo, DAF BMW, Scania e Volkswagen/MAN anunciaram o retorno às atividades em suas fábricas.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS