Offline
Epidemiologista sueco afirma que lockdown é ‘inútil’ contra o coronavírus
07/05/2020 20:13 em Notícias do Mundo

O epidemiologista e um dos arquitetos da estratégia sueca de combate ao coronavírus, Johan Giesecke, afirmou que o método de lockdown imposto pelo Reino Unido é na grande parte “inútil” para combater a pandemia.

A Suécia não impôs qualquer tipo de lockdown, com a manutenção de escolas, restaurantes e o comércio abertos. O número de mortes no Reino Unido é mais de 10 vezes maior que no país nórdico, onde pouco mais de 3 mil pessoas morreram graças ao coronavírus.

“Um lockdown não protege aqueles idosos e fragilizados que vivem em casas de repousos — uma população que na teoria seria mais protegida por esse método”, afirmou o professor Giesecke ao comentar sobre a alta taxa de mortalidade que o coronavírus provocou em casas de repouso no Reino Unido.

Para o jornal The Telegraph, Johan Giesecke disse que estratégia adotada pelos britânicos “somente atrasa os casos mais graves para o futuro, não previne eles”, argumentou.

Ele afirma que grande parte das pessoas infectadas com a covid-19 são saudáveis e jovens. Mesmo não tendo adotado medidas rigorosas, a curva de contágio na Suécia caiu de 1.4 no começo de abril para 0.85 ao final do mês

Um estudo feito pelo Imperial College de Londres, liderado pelo professor Neil Ferguson, afirmou que sem o lockdown 40 mil pessoas estariam mortas na Suécia no dia 1° de maio, bem acima da realidade de 3 mil.

 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS