Offline
Prefeito de SP anuncia rodízio de veículos de 24 h em dias alternados
07/05/2020 19:00 em Notícias do Brasil

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (7) o retorno do rodízio de veículos na cidade, mas agora de forma mais radical numa tentativa de aumentar o isolamento social na cidade. A previsão é de que haja uma redução do fluxo de veículos em 50%.

"O rodízio será ainda mais restritivo porque questões extremas exigem medidas extremas. Não dá pra gente não adotá-lo quando a ocupação dos leitos de UTI passam de 80%", afirmou Covas.

A medida começa a valer nesta segunda-feira (11) por 24 horas, inclusive aos finais de semana, e não mais apenas nos horários de pico. A restrição será para qualquer via da capital paulista e não só no Centro Expandido. 

 

Podem circular em dias ímpares, veículos com placa final ímpar, e dias pares para dígitos pares, incluindo o final 0. A partir de segunda volta a valer também a Zona Máxima de Restrição para Circulação de caminhões, excluídos apenas os da área de abastecimento e saúde.

A restrição não vale para os veículos que já tinham isenção de rodízio, como motocicletas, polícia, exército, gás, água e ambulâncias, e agora será ampliada para os profissionais de saúde. Para isso, será necessário fazer um cadastro pelo e-mail: isencao.covid19@prefeitura.sp.gov.br. O prazo é de 10 dias e as multas serão canceladas no período. Depois só será possível entrar com recurso em uma junta específica que será criada pela secretaria.

Táxis são isentos do rodízio. Já os carros de aplicativos terão de respeitar a regra e só circular nos dias permitidos, de acordo com a placa. 

O motorista que desrespeitar a regra, de acordo com a proposta, vai levar multa. O limite seria de uma por dia, mesmo que o veículo seja flagrado por várias vezes circulando durante a restrição.

Fonte: noticias.r7.com

COMENTÁRIOS