Offline
Controle de açúcar no sangue pode ajudar diabéticos com covid-19
03/05/2020 12:38 em Ciência & Saúde

Um estudo da Universidade de Wuhan, na China, aumentou a evidências de que pessoas com diabetes tipo 2 correm risco maior de efeitos negativos caso se infectem com o novo coronavírus. Mas os pesquisadores também chegaram a uma descoberta animadora: os diabéticos deste grupo que tiveram um bom controle do açúcar no sangue reagiram muito melhor à covid-19.

Hongliang Li, um dos autores da pesquisa, disse que os cientistas ficaram surpresos com resultados tão favoráveis entre as pessoas cujo açúcar no sangue era bem controlado.

“Nossos resultados indicam que o bom controle da glicose no sangue pode atuar como uma abordagem auxiliar eficaz para melhorar o prognóstico dos pacientes com covid-19 e diabetes pré-existente”, afirmou Li.

A pesquisa, publicada nos jornais científicos Cell Metabolism e EurekaAlert, ofereceu três principais orientações: pelo maior risco de morte após infecção com o vírus, pessoas com diabetes devem tomar precauções extras para evitar a infecção; diabéticos devem tomar cuidado para manter o açúcar no sangue em um bom nível; e, uma vez infectados, devem fazer o possível para ter o nível de glicose no sangue controlado e mantê-lo na faixa certa, além dos demais tratamentos médicos.

O estudo avaliou 7.337 pessoas com covid-19 em 19 hospital na província de Hubei. Destas, 952 pessoas tinham diabetes do tipo 2 e 6.385, não. Entre os diabéticos, 282 tinham o nível de glicose bem controlado e os outros 528 não tinha.

Há, no mundo, mais mais de 500 milhões de pessoas com diabetes do tipo 2.

Fonte: noticias.r7.com

COMENTÁRIOS