Offline
Onda de invasões do MST já atinge 8 Estados
18/04/2023 12:57 em Notícias do Brasil

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) prometeu promover o “Abril Vermelho”, com invasões de terras espalhadas pelo Brasil. Por ora, o grupo tem cumprido as ameaças.

 

Do fim de semana até a tarde desta segunda-feira, 17, invasões foram registradas no Distrito Federal e em ao menos sete Estados: Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco, Espírito Santo, Ceará, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte.

Invasão de terra da Suzano no Espírito Santo

campanha MST
Foto: Divulgação / MST

Duzentas famílias ligadas ao MST invadiram uma fazenda da empresa Suzano, fabricante de papel e celulose, na cidade de Aracruz, litoral do Espírito Santo, na madrugada desta segunda-feira, 17.

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e a Suzano devem entrar com pedido de reintegração de posse da área invadida, segundo informações da CNN.

 

Não é a primeira vez no ano que o MST invade terras da Suzano. O movimento tomou três fazendas da Suzano, em Teixeira de Freitas, Mucuri e Caravelas, no sul da Bahia, no início do mês passado.

Invasão na Embrapa de Pernambuco

mst-2-2

Não é só o setor privado que está no alvo das invasões promovidas pelo MST. Em Pernambuco, 600 famílias dos militantes invadiram até mesmo uma área de preservação ambiental e de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), estatal do governo federal, no último domingo, 16.

 

Em nota, a Embrapa definiu a invasão como “inaceitável”. Nesse sentido, a empresa afirmou que a ação por parte do MST se deu em “terras agricultáveis e de preservação da caatinga”. Além disso, reforçou que o ocorrido no fim de semana já causou prejuízos. “A invasão atingiu ainda áreas de preservação da caatinga, comprometendo a vida de animais ameaçados de extinção, além de pesquisas para conservação ambiental e de uso sustentável do bioma.”

 

Há ainda outras sete propriedades invadidas pelo MST em Pernambuco que permanecem nas mãos do movimento.

Invasões do MST em sedes do Incra 

mulheres-sem-terra-em-luta-acervo-mst-2

Em Belo Horizonte, 450 integrantes do MST invadiram a sede do  Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na manhã desta segunda-feira, 17. A superintendência regional do Incra em Porto Alegre também foi invadida e, assim como a da capital mineira, segue sob domínio do MST, de acordo com o jornal Correio do Povo.

 

Ainda nesta segunda-feira, 17, o MST divulgou que também invadiu a sede do Incra em cinco unidades federativas: Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.

 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS