Offline
Esquerda defende investigar e punir deputada do PL
13/04/2023 11:53 em Política Brasil

Parlamentares de esquerda estão acusando a deputada Júlia Zanatta (PL-SC) de “fake news” a respeito da acusação de assédio feita por ela contra o também deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA).

De acordo com nota, a imagem que mostra o Jerry se aproximando por trás da deputada está descontextualizada e que, na verdade, ele estaria pedindo “respeito da parlamentar para a também deputada Lídice da Mata (PSB-BA)”.

O documento, assinado pela líder do PCdoB na Câmara, Jandira Feghali, e outros seis deputados da sigla, afirma que o caso é “uma acusação leviana promovida por aqueles que marcam sua atuação política pela construção de inverdades”. E conclui apontando que serão tomadas “as medidas necessárias para a apuração das responsabilidades por mais essa inverdade.”

Durante a sessão da quarta-feira, 12, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) reforçou o discurso de parlamentares da esquerda afirmando que o vídeo em que a Zanatta é importunada por Márcio Jerry está fora de contexto.

No vídeo também é possível ver os deputados Marcel van Hattem (Novo-RS) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) defendendo a parlamentar assediada.

Acusação de assédio

A deputada federal Júlia Zanatta acusou o também deputado Márcio Jerry de assédio. Ao final de uma sessão na Comissão de Segurança Pública, na terça-feira 11, Júlia estava discutindo com outros parlamentares quando Jerry chegou por trás dela, encostou o rosto em seu cabelo e falou algo. Nesse momento, Júlia se virou para o deputado para responder a provocação e tentar entender a situação.

Em declaração a Oeste, a deputada comentou o caso: “Repugnante um cara como esse se sentir livre dentro da Câmara dos Deputados para encostar em mim, me intimidando. Nojento e absurdo.”

Ela afirmou que “nem sabia qual o nome” de Márcio Jerry, que agiu fingindo intimidade que nem amigos possuem em uma atitude intimidadora e que pode ser entendida como assédio.

Zanatta é jornalista e advogada e uma das expoentes da bancada conservadora pelo PL de Santa Catarina. A deputada ainda se sente “paralisada no momento” para comentar a situação, mas declarou que “providências serão tomadas.”

A bancada do PL pretende levar o caso para o Conselho de Ética da Câmara.

Leia a íntegra da nota

“Repudiamos a forma como o deputado Marcio Jerry, parlamentar da nossa bancada, foi atingido, no dia de hoje, por uma Fake News envolvendo uma imagem descontextualizada para acusá-lo de assediar uma deputada ao final da reunião da Comissão de Segurança Pública, que ouviu o Ministro da Justiça, Flávio Dino.

Ao contrário do publicado nas redes e na imprensa, a partir de apenas um frame, as gravações de imagens e sons captam exatamente o momento em que o Deputado cobra respeito da parlamentar para a também deputada Lídice da Mata (PSB-BA), “porque ela acumulava mais de 40 anos de atuação política respeitosa”. A partir do vídeo, pode-se constatar, de forma clara e inequívoca, que não há como caracterizar, em qualquer hipótese, qualquer ato ou palavras que possam ser entendidas como assédio.

Trata-se de uma acusação leviana promovida por aqueles que marcam sua atuação política pela construção de inverdades e que utilizam de instrumentos para tergiversar dos problemas reais e de suas responsabilidades frente a eles como representantes do povo brasileiro. 
Inadmissível essa reiterada prática. Tomaremos as medidas necessárias para a apuração das responsabilidades por mais essa inverdade.”

Líder do PCdoB na Câmara, Jandira Feghali
Deputada Alice Portugal (PCdoB-BA)
Deputada Daiana Santos (PCdoB-RS)
Deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA)
Deputado Orlando Silva (PCdoB-SP)
Deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE)
Deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA)

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS