Offline
Brancos são acusados de poluir o ar dos negros
23/03/2023 11:58 em Geral

Um artigo do jornal Los Angeles Times acusa brancos de poluírem o ar dos negros. Segundo o texto, a maioria das pessoas que possuem carro na cidade tem pele clara. Dessa forma, os que andam a pé, majoritariamente afrodescendentes, se contaminam mais pelos gases poluentes dos veículos.

Segundo o texto, o oxigênio nos “bairros negros” fica mais poluído, em virtude do complexo de rodovias que existe por perto, enquanto os condados de Los Angeles, onde mora a classe média, são arborizados.

Os argumentos usados pelo jornalista Sammy Roth se baseiam em um trabalho acadêmico publicado na revista Urban Studies.

“É uma função do racismo que moldou esta cidade e seus subúrbios e continua a influenciar nossas vidas diárias — e um lembrete da necessidade de soluções climáticas que beneficiem a todos”, diz o artigo, publicado no início do mês.

Além dos veículos, o texto cita ainda causas naturais como forma de racismo. “Os bairros de maioria branca de Westside, por exemplo, também podem se beneficiar das brisas oceânicas, que empurram a poluição para áreas predominantemente negras e latinas”, garante Geoff Boeing, autor do estudo citado no artigo, em entrevista ao Los Angeles Times.

Uma das soluções propostas pelo texto é acabar com automóveis movidos a combustíveis fósseis e substituí-los por carros elétricos. “À medida que mais pessoas dirigem carros de emissão zero na Califórnia, menos pessoas são enviadas para salas de emergência devido à asma”, afirma o texto.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS