Offline
Plano de assassinato: membros do PCC alugaram imóveis perto de Moro
22/03/2023 13:23 em Notícias do Brasil

Integrantes do PCC, organização criminosa que atua dentro e fora dos presídios do Brasil, planejava havia meses o assassinato do senador Sergio Moro (União-PR), ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública.

De acordo com informações preliminares da Polícia Federal, que deflagrou nesta quarta-feira, 22, operação para impedir o plano, os criminosos alugaram chácaras, casas e até um escritório ao lado de endereços de Moro. A família do senador também teria sido monitorada por meses pela facção criminosa, apontam os investigadores.

Outro alvo do grupo era o promotor Lincoln Gakyia, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), de Presidente Prudente, interior de São Paulo. Há anos, ele investiga líderes do PCC e atua com a segurança pessoal reforçada.

Quanto a Moro, o motivo do plano de assassinato seria sua atuação como ministro da Justiça no governo de Jair Bolsonaro. Naquele período (2019 a 2020), o ex-juiz determinou a transferência do chefe do PCC, Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, e outros integrantes para presídios de segurança máxima. Com o isolamento dos líderes o objetivo era enfraquecer as organizações criminosas. Na época, ele também baixou uma portaria que restringiu visitas íntimas nos presídios federais e esse seria um dos motivos para a retaliação.

Os planos do PCC estariam sendo arquitetados desde o ano passado e, em janeiro, o senador teria sido informado para que reforçasse sua segurança e a de sua família.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS