Offline
Canadá: adolescente é preso por afirmar que existem apenas dois gêneros
12/02/2023 11:09 em Notícias do Mundo

Um adolescente canadense foi preso nesta semana depois de aparecer na escola onde foi suspenso por expressar suas opiniões sobre as políticas transgênero. As informações foram publicadas pelo jornal britânico Daily Mail, em 8 de fevereiro.

Josh Alexander, 16, foi suspenso em novembro do ano passado, da escola católica St. Joseph´s Catholic High School, em Renfrew, Ontário, uma pequena cidade a 900 quilômetros da capital canadense, Ottawa.

Alexander é um cristão devoto, segundo o jornal, e disse a seus colegas que acreditava em apenas dois gêneros: “que os alunos não podem alternar entre os sexos, e que os alunos nascidos do sexo masculino não devem ter permissão para entrar no banheiro feminino”.

Leia também: Padre revela-se 'não binário' e prega ‘normalização’ para crianças

A escola acusou Alexander de se recusar a usar os nomes escolhidos pelos alunos transgêneros e disse que ele só poderia voltar à escola se concordasse em faltar a duas aulas com alunos trans, que consideraram suas opiniões ofensivas.

“Eu expressei minhas crenças religiosas em sala de aula e tudo saiu do controle”, disse ele. “Nem todo mundo vai gostar disso. Isso não faz de mim um valentão. Isso não significa que estou assediando ninguém”.

E continuou: “Eles expressam suas crenças e eu expresso as minhas. Os meus obviamente não se encaixam na narrativa”.

Quando o adolescente tentou voltar para a aula, ele foi detido.

Leia mais: Atriz pode ir para a cadeia por dizer que é impossível um homem ser lésbica

O caso de Alexander está sendo apoiado pela Liberty Coalition Canada, um grupo cujos principais advogados dizem que sua missão de “buscar justiça, promover a verdade e defender o estado de direito está enraizada em sua fé cristã”. 

Antes de ser preso, James SM Kitchen, um dos advogados do grupo, escreveu ao diretor da escola dizendo que forçar Alexander a negar suas crenças religiosas era discriminação.

Leia ainda: Mulher é presa enquanto rezava em silêncio na Inglaterra

O diretor respondeu excluindo o adolescente da escola pelo resto do semestre, argumentando que “sua presença seria prejudicial ao bem-estar físico ou mental dos alunos”.

Alexander pretende apelar de sua suspensão ao tribunal provincial de direitos humanos, que levaria seu caso a um painel do conselho escolar.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS