Offline
Província do Canadá proíbe polícia de apreender drogas com dependentes
01/02/2023 12:35 em Notícias do Mundo

Colúmbia Britânica, uma Província no oeste do Canadá com 5 milhões de habitantes, descriminalizou a posse de pequenas quantidades de drogas pesadas, como crack, cocaína, heroína, fentanil, entre outras. A decisão começou a valer na terça-feira, 31.

A justificativa é combater a crise dos opiáceos. Em 2016, a Província declarou estado de emergência de saúde pela quantidade de mortes por overdose. Desde então, 10 mil pessoas morreram, segundo a ministra de Saúde Mental e Dependências do Canadá, Carolyn Bennett.

O projeto é considerado piloto e deve durar três anos. Adultos encontrados com até 2,5 gramas dessas drogas para uso pessoal, em vez de serem presos, ou multados, receberão informações sobre como acessar os programas de tratamento de dependência. A polícia nem mesmo apreenderá suas drogas. Conforme o governo, os vendedores e os traficantes de drogas continuarão enfrentando processos penais.

Leia também: Canadá: Jordan Peterson pode perder licença de psicólogo por criticar Justin Trudeau

“A descriminalização das pessoas que usam drogas elimina o medo e a vergonha associados ao uso de substâncias e garante que elas se sintam mais seguras em busca de apoio”, disse a ministra, sobre o plano.

De acordo com Chuck Doucette, presidente da Rede de Prevenção às Drogas do Canadá, o plano de tornar o uso de drogas mais fácil para os dependentes é como “cuidados paliativos”. “É apenas condená-los a uma morte lenta por causa das drogas”, disse Doucette.

Em Victoria, na capital da Província, o tempo de espera para um tratamento médico de desintoxicação é de mais de cem dias, o que é outro problema, segundo os especialistas. “Se o plano realmente der certo, os dependentes terão de esperar por pelo menos três meses para iniciar o tratamento”, criticou o jornal National Post.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS