Offline
Haddad critica presidente do Uruguai: ‘Quer livre-comércio’
31/01/2023 12:42 em Política Internacional

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, em razão de o líder uruguaio defender o livre-comércio entre países. A declaração do petista foi proferida nesta segunda-feira, 30, durante reunião com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Leia também: Mulher de Haddad ganha cargo no governo

“Ele [Lacalle Pou] está quase pedindo licença para fazer um acordo de livre-comércio com a China sozinho”, disse Haddad. “Ele quer o melhor dos mundos: ficar no Mercosul e fazer um acordo de livre-comércio, o que, na minha opinião, é difícil de conciliar.”

Na semana passada, Lacalle Pou disse que o Mercosul deve ser “moderno, flexível e aberto ao mundo”. “Sabemos que o Brasil tem um peso econômico e demográfico importante, não tenho problema nenhum em admitir isso”, observou. “O Uruguai vai avançar nas negociações com a China, como tem feito até agora. O Brasil pode, paralelamente, fazer seu caminho. Depois disso, vamos compartilhar tudo aquilo que foi negociado. Para resumir: o Mercosul que queremos precisa ser um Mercosul moderno, flexível e aberto ao mundo.”

Leia mais: Banco do Brasil vai financiar exportações para Argentina, diz Haddad

A declaração de Lacalle Pou ocorre na esteira das recentes críticas de integrantes do bloco aos uruguaios. Os coordenadores nacionais do Brasil, da Argentina e do Paraguai no Mercosul criticaram o fato de Montevidéu ter buscado acordos bilaterais com outras nações.

Em nota conjunta, os três países disseram ter informado o Uruguai que se reservam o “direito de adotar as eventuais medidas que julgarem necessárias para a defesa de seus interesses” jurídicos e comerciais.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS