Offline
Falta de confiança na economia atinge maioria da indústria em janeiro
25/01/2023 14:53 em Economia & Negócios

Mais da metade dos setores da indústria passou a demonstrar mais pessimismo com a economia brasileira em janeiro deste ano. O Índice de Confiança do Empresário Industrial por setor foi divulgado nesta quarta-feira, 25, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O levantamento mostra que 19 dos 29 setores consultados ficaram com o indicador abaixo dos 50 pontos, linha de corte que separa confiança da desconfiança. Foram entrevistadas mais de 2 mil empresas, sendo a maioria de pequeno e médio porte, entre os dias 3 e 13 deste mês.

Leia mais: Com risco fiscal, investidores deixam Brasil e vão para a Ásia

Entre dezembro e janeiro, nove setores da indústria fizeram a transição de um estado de confiança para um de falta confiança. Na comparação, o índice caiu em 26 dos 29 setores analisados, em todas as regiões do Brasil e em todos os portes de empresa industrial. As maiores quedas ocorreram nas Regiões Norte e Sul do país.

Esse cenário se acentuou a partir das eleições presidenciais, no ano passado. “Desde outubro, o índice de confiança dos diferentes setores industriais vem apresentando quedas sucessivas, antecipando a perda de ritmo da atividade econômica que agora nós vemos se concretizar”, disse a economista Larissa Nocko, da CNI.

Leia também: Mercado eleva projeção da inflação e diminui previsão de crescimento

Os setores menos confiantes na economia brasileira são de informática e eletrônicos, nas áreas de plástico, madeira e máquinas equipamentos.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS