Offline
Real é a moeda que mais perdeu valor nesta semana
21/01/2023 17:19 em Economia & Negócios

O real foi a moeda que mais perdeu valor nesta semana, em comparação com o dólar norte-americano. A queda de 2,1% é maior que a do peso argentino, por exemplo, que recuou 1,2%. Também supera a desvalorização do rublo russo, de 0,9% — mesmo que o país do Leste Europeu esteja em guerra.

Leia mais: Isenção do Imposto de Renda era só promessa de Lula

Moedas de países como a China, a África do Sul e a Polônia também perderam valor diante do dólar. O peso colombiano e o peso chileno, em contrapartida, valorizaram-se ao longo da semana.

Leia ainda: Haddad prega boicote a empresas por questões ideológicas

O desempenho negativo do real pode ser associado às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre responsabilidade fiscal, independência do Banco Central e meta inflacionária. Os discursos se somam a propostas como a Emenda Constitucional da Gastança, que prevê o furo do teto de gastos em quase R$ 145 bilhões.

Leia também: Marina Silva diz que mais da metade do país passa fome

No curto prazo, a valorização do dólar pode impactar diretamente no preço dos combustíveis, área na qual o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem tido dificuldades em traçar uma linha de ação sobre um possível retorno dos impostos federais.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS