Offline
Canadá: mais de 50 mil caminhoneiros protestam contra passaporte da vacina
27/01/2022 18:36 em Notícias do Mundo

Caminhoneiros de todo o Canadá estão há dias deslocando-se para a capital do país, Ottawa, para protestar contra a obrigatoriedade de vacinas para motoristas de caminhão que cruzam a fronteira Canadá-Estados Unidos. Os caminhoneiros também protestam contra a exigência de que os motoristas que retornarem dos Estados Unidos e que não estejam totalmente vacinados fiquem em quarentena.

O comboio, que recebeu o nome de Freedom Convoy (Comboio da Liberdade) partiu de Vancouver neste domingo (23/Jan) para protestar em Ottawa neste final de semana. O grupo Freedom Convoy arrecadou mais de US$ 3.5 milhões de cerca de 46.500 doadores, em apoio à manifestação.

Leia também: Inglaterra adota política de convivência e derruba restrições

O protesto contra as medidas impostas a pretexto da pandemia do coronavírus está programado para chegar a Ottawa em 30 de janeiro e, no dia seguinte, o grupo realizará uma manifestação em massa quando o Parlamento voltar.

Os organizadores da manifestação informaram que cerca de cinquenta mil caminhões de carga pesados ​​dirigem-se para Ottawa, o que supera em muito a expectativa inicial de adesão de cerca dois mil caminhões. “Um Canadá unido e livre pode ser nosso futuro, e isto começa agora, lembrando aos governantes que eles servem ao povo, afirmam as lideranças dos caminhoneiros.

Leia mais: Justiça dos EUA derruba lei que obriga uso de máscaras em Nova Iorque

Tamara Lich, organizadora do comboio, afirmou em vídeo publicado no facebook que o grupo está a caminho de Ottawa para realizar um protesto pacífico: “apenas quero deixar claro que ninguém neste comboio incitará a violência ou fará ameaças, não estamos aqui para fazer isso”, afirmou Tamara Lich no vídeo.

O comboio nacional de caminhões começou inicialmente com foco em se opor a obrigatoriedade de vacinas, especialmente aquelas voltadas para caminhoneiros. No entanto, o Freedom Convoy divulgou uma lista de demandas, incluindo o fim da obrigatoriedade da vacinas para todos os canadenses. O grupo espera ser atendido pelo governo do primeiro-ministro canadense Justin Trudeau assim que chegar a Ottawa.

Leia ainda: Reino Unido deixa de exigir testes para turistas vacinados

O governo canadense anunciou em novembro de 2021 que todos os caminhoneiros do país que desejam cruzar a fronteira dos Estados Unidos precisariam ser vacinados para evitar uma quarentena de 14 dias. Os Estados Unidos também instituíram sua própria proibição de motoristas de caminhão não vacinados no sábado, uma semana depois que o Canadá implementou sua política. 

Leia mais: Justiça dos EUA determina que FDA libere dados sobre vacina da Pfizer


 

 

  Fonte: criticanacional.com.br

COMENTÁRIOS