Offline
WhatsApp anuncia ferramenta para denunciar ‘disparos em massa’
27/01/2022 18:11 em Novidades & Tecnologia

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o WhatsApp estão aprimorando uma ferramenta no aplicativo para denúncias de “disparos em massa” nas eleições deste ano. É o que informou nesta quinta-feira, 27, o jornal O Estado de S. Paulo.

Durante a disputa municipal, em 2020, o TSE e o app utilizaram o mecanismo, que agora passa por revisão. Agora, quem receber “mensagens suspeitas” poderá preencher um formulário hospedado no site da Justiça Eleitoral.

Leia também: Facebook piorou a vida de 360 milhões de usuários, revela The Wall Street Journal

Caso a mensagem seja considerada como “disparo ilegal de campanha”, o TSE vai requisitar ao WhatsApp que exclua a conta. Nesse caso, os responsáveis podem ter o usuário banido do aplicativo para sempre.

Além disso, caso o TSE conclua haver relação direta com alguma campanha e os disparos em massa, a candidatura denunciada pelos usuários corre o risco de sofrer sanções que vão de multa até a cassação.

Leia mais: Sleeping Giants ataca Guilherme Fiuza no Twitter

“Qualquer usuário pode denunciar ao TSE. Isso fortalece uma mensagem que eu tenho passado: não contrate disparo em massa, não faça marketing político no WhatsApp”, disse Dario Durigan, um dos representantes do app no Brasil.

“Isso faz mal para a democracia e pode prejudicar as campanhas eleitorais, levando a prejuízo da chapa”, acrescentou Durigan.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS