Offline
China lidera venda de vacinas anticoronavírus
06/12/2021 17:11 em Notícias do Mundo

ranking de exportações de vacinas contra a covid-19 tem um líder: a China. Até 31 de outubro, o país encaminhou 1,3 bilhão de doses, o equivalente a 46% do total mundial, conforme a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Em segundo lugar, vem a União Europeia, com 30,3% das exportações (880 milhões de unidades). Os Estados Unidos ocupam a terceira posição, ao registrar 10% das vendas ao exterior (300 milhões de doses).

Leia também: Farmacêuticas lucram US$ 93,5 milhões por dia com vacinas

A pesquisa da OMC comparou o local onde os imunizantes são produzidos com o local em que elas são administradas. A maioria das vacinas utilizadas na Ásia, Europa e América do Norte são produzidas localmente.

O secretário-geral do PCCh (Partido Comunista Chinês), Xi Jinping. Foto: reprodução internet

Já os demais continentes dependem de acordos de compra ou doações para vacinar suas populações. A maior parte da movimentação de vacinas — 75% — foi negociada em acordos bilaterais intermediados pela OMS.

Leia mais: OMS: Reforço da vacina é ‘imoral, desigual, injusto e tem que parar’

Hoje, a China produz as vacinas CoronaVac e Sinopharm. O país tem firmado acordos com outras nações para vender os produtos. O Brasil foi um dos primeiros a estabelecer relações para a aquisição da CoronaVac, a primeira aplicada aqui.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS