Offline
Indicação de Crivella para embaixada brasileira na África é retirada
29/11/2021 18:55 em Notícias do Brasil

O governo federal retirou oficialmente o pedido de designação do ex-prefeito Marcelo Crivella para a Embaixada do Brasil na África do Sul. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

A indicação de Crivella dependia do aval do governo sul-africano. O chamado pedido de agrément, consulta formal em que o Brasil pediu autorização para nomear Crivella embaixador, não ocorreu depois de quase seis meses.

Na linguagem diplomática, um agrément que fica sem resposta significa que o escolhido não foi aceito pelo país anfitrião.

Leia também: Bolsonaro afirma que vai tomar ‘medidas racionais’ em relação à nova variante

Diante disso, o Brasil comunicou à chancelaria sul-africana que decidiu retirar o pedido. De acordo com interlocutores, Bolsonaro ainda não definiu um novo nome para a embaixada.

Ainda segundo as informações do jornal, a resistência da África do Sul em dar luz verde para Crivella tem relação com a situação em Angola e Moçambique.

A Universal angolana vive um racha. Religiosos locais se rebelaram e passaram a acusar lideranças brasileiras de crimes financeiros. Crivella é bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus.

Leia mais: Covid-19: Brasil fecha a fronteira para voos vindos de seis países

Com a designação bloqueada, a Embaixada do Brasil na África do Sul pode permanecer sob o comando de um encarregado de negócios. Isso porque o embaixador Sérgio Danese, que comanda o posto, foi designado como novo chefe da missão diplomática do Brasil em Lima, no Peru.

 

Preso em 2020

Em dezembro de 2020, Marcelo Crivella (Republicanos), na época prefeito do Rio de Janeiro, foi preso em uma ação conjunta entre a Polícia Civil e o Ministério Público fluminense.

Crivella é investigado em um suposto “quartel-general da propina” na prefeitura carioca, um esquema de pagamentos ilícitos para a liberação de contratos da prefeitura. O político nega as acusações e se diz vítima de perseguição política.

Leia ainda: Bolsonaro grava vídeo em apoio a André Mendonça

 

Em agosto deste ano, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou a devolução do passaporte do ex-prefeito Marcelo Crivella, revogando a ordem que proibia a saída do político do país.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS