Offline
Centro Nacional de Pesquisa fecha acordo com maior produtor de nióbio do mundo
17/10/2021 04:53 em Novidades & Tecnologia

Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que abriga o superlaboratório Sirius, em Campinas, no interior de São Paulo, fechou acordo para pesquisa e desenvolvimento de materiais supercondutores com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), empresa brasileira que é a maior produtora de nióbio do mundo.

Leia ainda: Brasil lança a primeira bateria de nióbio para carros elétricos

Além de aplicação no próprio acelerador de partículas brasileiro, a liga de nióbio-titânio que será objeto dos trabalhos poderá ser utilizada em aplicações variadas, incluindo áreas médica, elétrica e eletrônica, entre outros.

Na sexta-feira, 8, o presidente Jair Bolsonaro participou da 1ª Feira de Nióbio e inaugurou estruturas do Sirius, ocasião em que o acordo entre CNPEM e CBMM foi efetivado.

Leia mais: Governo federal disponibiliza R$ 407 milhões em bolsas para pesquisa científica

Atualmente o Brasil é o maior produtor de nióbio do mundo, sendo que 80% desse mercado é atendido pela CBMM.

O metal é usado principalmente na produção de aços especiais e superligas, sendo empregado atualmente em automóveis, turbinas de avião, gasodutos, navios, aparelhos de ressonância magnética, aceleradores de partículas, lentes e até piercings e bijuterias.

Leia também: Bolsonaro assina acordo com a Nasa para levar primeira mulher à Lua

A CBMM vê na parceria a possibilidade de ampliar a demanda mundial por nióbio, criando oferta de produtos com maior valor agregado.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS