Offline
Doenças do coração matam 8,5 milhões de mulheres ao ano, alerta OMS
17/10/2021 04:48 em Ciência & Saúde

As doenças cardiovasculares entre as mulheres já ultrapassaram os números de câncer de mama e útero, respondendo por um terço das mortes femininas no mundo. O alerta é da Organização Mundial da Saúde. São 8,5 milhões de vítimas por ano, cerca de 23 mil por dia.

Nas brasileiras, principalmente acima dos 40 anos, as doenças do coração chegam a representar 30% das mortes, a maior taxa da América Latina. Estudos médicos apontam que no Brasil uma em cada cinco mulheres tem risco de sofrer um infarto.

Leia mais: Outubro Rosa: Brasil estima mais de 66 mil diagnósticos de câncer de mama até o final do ano

“A partir do momento em que a mulher entra na menopausa, ela começa a perder progressivamente a proteção hormonal que ajuda a evitar o acúmulo de colesterol ruim nas artérias”, explicou a médica Magaly Arrais, do Hospital do Coração.

As estatísticas da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) de 2020 mostraram que as mulheres sobreviveram menos ao infarto em relação aos homens e que há uma predominância dessas enfermidades nas mulheres entre 15 e 49.

Leia também: Sífilis: mais de 115 mil brasileiros foram infectados em 2020

“Essa é uma tendência mundial e as razões podem ser muitas, incluindo a falta de conscientização e orientação sobre esses problemas, questões socioeconômicas e aumento de fatores de risco, como tabagismo, obesidade e diabetes”, explicou a cardiologista coordenadora da SBC, Gláucia Maria Moraes de Oliveira.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS