Offline
Vacina de Oxford começa a chegar aos estados
25/01/2021 08:02 em Ciência & Saúde

A vacina de Oxford/Astrazeneca começou a chegar aos estados brasileiros. As doses fazem parte do lote fabricado pelo Instituto Serum, da Índia, e têm uso emergencial autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A eficácia do imunizante é de 71%, de acordo com um estudo publicado no início de dezembro pela revista científica The Lancet.

Rio de Janeiro

O governo do estado do Rio de Janeiro anunciou que vai iniciar a distribuição das 185 mil doses da vacina aos municípios fluminense nesta segunda-feira, 25. “Uma grande operação foi montada para que todas as cidades possam dar início a essa nova fase da vacinação assim que receberem as doses e as recomendações técnicas da secretaria, oriundas do Ministério da Saúde”, afirmou o governo fluminense numa nota divulgada na noite deste sábado, 23.

Assim como as 487 mil doses da vacina Coronavac recebidas na semana passada, as vacinas AstraZeneca/Oxford serão destinadas ao público prioritário, segundo orientação do Ministério da Saúde. O estado do Rio de Janeiro havia vacinado 89.237 pessoas em 85 municípios até as 18h de sábado.

Diferentemente das vacinas Coronavac, que tiveram unidades guardadas para a segunda dose dos primeiros vacinados, os imunizantes AstraZeneca/Oxford serão todos aplicados imediatamente. A subsecretaria explicou que a decisão foi tomada “tendo em vista que a aplicação da segunda dose pode ser realizada em 90 dias após a primeira”.

Amazonas

Também na noite deste sábado, um lote de 132,5 mil doses da vacina da AstraZeneca chegou ao Amazonas, que espera receber mais 44 mil doses do imunizante neste domingo. “Com isso vamos vacinar todos os idosos acima de 60 anos de idade e todos os profissionais de saúde”, explicou o governador Wilson Lima, ao lado do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O estado terá 5% das vacinas, devido a acordo proposto pelo Ministério da Saúde e aceito pelos governadores.

Uma nota do ministério da Saúde informou que Pazuello não tem voo de volta a Brasília: “Ficará no Amazonas o tempo que for necessário. Vai comandar de perto as ações emergenciais de combate à covid-19, ao lado da equipe do Ministério da Saúde que já trabalha para apoiar a população do amazonense”. Segundo Lima, a rede de distribuição está preparada para levar as doses a partir desta segunda-feira aos municípios.

Ceará

Ainda no sábado, o Ceará recebeu 72,5 mil doses do imunizante. “A vantagem dessa vacina, como orientado pelo Ministério da Saúde, é que todas as doses poderão ser usadas, porque a segunda dose poderá ser feita com até 90 dias”, afirmou o governador Camilo Santana. ” Até lá, já há programação de novas remessas.

Minas Gerais

Minas Gerais recebeu neste domingo 190,5 mil doses da vacina. As doses devem ser distribuídas nos próximos dias aos municípios do estado para garantir a vacinação dos trabalhadores da Saúde.

Distrito Federal

As 41,5 mil doses encaminhadas para o Distrito Federal foram enviadas para a Rede Frio da Secretaria de Saúde, que fará a distribuição do imunizante.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS