Offline
Gastos com funcionalismo público: Brasil ‘supera’ EUA e Reino Unido
21/01/2021 20:05 em Notícias do Brasil

O que Estados Unidos, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, México e Colômbia têm comum? Todos eles são “superados” pelo Brasil em item que não pode ser considerado como vitória por aqui. Afinal, essas cinco nações ficam para trás na lista de alto custo do funcionalismo público.

Leia mais: Despesa com enfrentamento à covid-19 chega a R$ 36 bi

Gráfico compartilhado nas redes sociais na noite desta quarta-feira, 20, pelo empresário Salim Mattar, autor de artigo publicado na Revista Oeste desta semana sobre os males da social-democracia, mostra o Brasil no topo entre os países mencionados. Isso porque o custo com funcionalismo público por aqui representa 13,5% de todo o Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados de 2019.

brasil - gastos com funcionalismo público - gráfico
Foto: Divulgação/Instituto Liberal

No conteúdo produzido pelo Instituto Liberal, os Emirados Árabes Unidos também aparecem acima da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A nação do Oriente Médio tem o custo com funcionalismo público na casa dos 10% de seu PIB — a média da OCDE está por volta dos 9,5%. Estados Unidos, Reino Unido, México e Colômbia aparecem abaixo da “linha de corte”.

De acordo com o Instituto Liberal, o gráfico ajuda a evidenciar a “má alocação” dos recursos oriundos dos pagadores de impostos brasileiros. Nesse sentido, a entidade aponta para o fato de 13,5% do PIB do país representar cerca de R$ 980 bilhões. Supera, assim, investimentos em programas sociais, como o Bolsa Família.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS