Offline
Facebook dissemina ‘fake news’ contra a Revista Oeste
12/01/2021 21:29 em Música | TV | Internet | Diversão

“Falso. É falso que imagem da Nasa prova que Amazônia não está ‘em chamas'”. Essa é a mensagem que o Facebook exibe para quem tenta divulgar a reportagem “Imagem da Nasa prova que a Floresta Amazônica não está em chamas”, publicada no site da Revista Oeste em 20 de julho de 2020. Diferentemente do que propaga a rede social, a partir da autointitulada agência de notícias denominada Aos Fatos, a matéria em questão apresenta informações verdadeiras.

Leia mais: Ações do Twitter despencam depois de suspensão a Trump

Para afirmar que o conteúdo do site da Revista Oeste era inverídico, a equipe de Aos Fatos tentou criar um suposto conflito entre informações fornecidas pela agência espacial norte-americana Nasa e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Essa contradição, contudo, não existe. É o que explica o doutor em ecologia e chefe-geral da Embrapa Territorial há 40 anos, Evaristo de Miranda. Um artigo dele deu base para a produção da matéria de Oeste.

“Não existe contradição entre o Inpe e a Nasa, porque os dados usados como referência são os mesmos”, comenta Evaristo de Miranda. “O Inpe não usa vários satélites. Isso sim é fake news“, prossegue o experiente pesquisador. A explicação dele e as posturas adotadas por Facebook e Aos Fatos diante da veracidade da reportagem de Oeste estão disponíveis em “Facebook comete fake news ao tachar como fake news uma matéria verídica”, conteúdo publicado na Edição 42 da publicação digital.

 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS