Offline
Ford anuncia fim da produção de carros no Brasil
11/01/2021 18:43 em Notícias do Brasil

A montadora Ford vai encerrar a produção de veículos no Brasil. Em comunicado divulgado à imprensa na tarde desta segunda-feira, 11, a empresa anunciou a decisão. Dessa forma, às fábricas baseadas nos municípios de Camaçari (BA), Horizonte (CE) e Taubaté (SP) serão encerradas ao decorrer dos próximos meses.

Na nota oficial, a montadora relaciona o desinvestimento no país “à medida em que a pandemia de covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”. Segundo a própria empresa, a produção em Camaçari e Taubaté será encerrada imediatamente.

Com a decisão de fechar suas fábricas no Brasil, a Ford prevê “um impacto de aproximadamente US$ 4,1 bilhões em despesas”. Desse valor, parte será para pagar “compensações, rescisões, acordos e outros pagamentos”. Nessa lista entram os trabalhadores que serão demitidos. Cientes da demissão em massa que ocorrerá no Brasil, a empresa promete travar “intensas” negociações com sindicatos.

“Medidas que ajudem a enfrentar o difícil impacto desse anúncio”

“Trabalharemos intensamente com os sindicatos, nossos funcionários e outros parceiros para desenvolver medidas que ajudem a enfrentar o difícil impacto desse anúncio”, afirma o Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais, Lyle Watters. “Estamos comprometidos com a região para o longo prazo e continuaremos a oferecer aos nossos clientes ampla assistência e cobertura de vendas, serviços e garantia”, prosseguiu o executivo.

Argentina e Uruguai

No comunicado, a Ford adianta que seguirá com a sua produção de veículos em outras duas nações da América do Sul: Argentina e Uruguai. Sem fábricas em solo nacional, a montadora garante que seguirá com escritório no Brasil, mantendo o país com status de “sede administrativa” na região.

 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS