Offline
Partido Democrata entrega pedido de ‘impeachment’ contra Trump
11/01/2021 18:41 em Política Internacional

O Partido Democrata levou adiante a ideia de tirar Donald Trump da presidência da República dos Estados Unidos antes do previsto para o fim do mandato dele, em 20 de janeiro. Nesta segunda-feira, 11, democratas entregaram novo pedido de impeachment à Câmara dos Representantes, Casa legislativa similar à Câmara dos Deputados e que é presidida por Nancy Pelosi, da própria legenda.

No documento, o Partido Democrata acusa Trump de ter cometido o crime de “insurreição”. Ou seja: de acordo com opositores, o atual ocupante da Casa Branca “incitou à violência contra o governo dos Estados Unidos”. Tal afirmação é baseada no discurso de Trump na última quarta-feira, 6, quando centenas de manifestantes invadiram o Capitólio, estrutura que serve como sede do Poder Legislativo federal dos Estados Unidos.

“Temos um presidente que a maioria de nós acredita ter participado do incentivo a uma insurreição”

Líder da maioria na Câmara dos Representantes, o democrata Steny H. Hoyer acredita que a votação sobre o impeachment de Trump pode ocorrer na quarta-feira 13. “A questão é que temos um presidente que a maioria de nós acredita ter participado do incentivo a uma insurreição e ataque a este prédio e à democracia, tentando subverter a contagem do votos presidencial”, disse Hoyer, informa o site do jornal The New York Times.

Democratas X Republicanos

Na Câmara dos Representantes, o The New York Times afirma que mais de 200 deputados democratas assinaram o pedido contra Donald Trump. Caso seja aprovado pela Casa, o processo de impeachment seguirá para análise do Senado, onde republicanos formam a maioria. O material que pede a cassação do mandato de Trump conta com quatro páginas e pode ser alterado até momentos antes de ir à votação na Câmara dos Representantes.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS