Offline
Japão assina acordos comerciais e tecnológicos com o Brasil
11/01/2021 18:35 em Política Internacional

A viagem pelo Distrito Federal na última semana do ministro Negócios Estrangeiros do Japão, Toshimitsu Motegi, foi proveitosa para o Brasil. Isso porque o representante do governo japonês terminou a passagem por Brasília com a assinatura de quatro acordos entre os dois países. Os documentos assinados têm a ver com parcerias relacionadas ao meio ambiente, à tecnologia e ao agronegócio.

 

Os novos acordos assinados por Japão e Brasil foram:

  • Memorando de cooperação no campo de tecnologias relacionadas à produção e ao uso de nióbio e grafeno;
  • Memorando de cooperação de Tomé-Açu entre o Ministério das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil e o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão sobre uso sustentável da biodiversidade da Amazônia;
  • Ajuste complementar por troca de notas para projeto de desenvolvimento de sensores e plataforma de agricultura de precisão em apoio à agricultura sustentável brasileira;
  • Ajuste complementar por troca de notas para projeto para o aperfeiçoamento do controle de desmatamento ilegal por meio de tecnologias avançadas SAR e IA na Amazônia Brasileira.

Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Empraba), Ricardo Inamasu acredita que o combo de novos acordos ajudará diretamente o agronegócio brasileiro. O que ocorrerá, segundo ele, por meio de troca de tecnologia entre os dois países. “Na primeira etapa, os técnicos do Japão precisam conhecer a nossa realidade, pois é muito diferente da agricultura brasileira. E nós também absorvemos a tecnologia que é bem avançada no Japão”, afirmou o representante da Empraba ao site do Canal Rural.

Investimentos

Os acordos bilaterais foram assinados juntamente com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo. A pasta destacou o fato de o Japão marcar presença no top 10 de nações que mais investem no Brasil. O país asiático é o sexto na lista de maiores investidores estrangeiros. De acordo com o Itamaraty, atualmente há estoque de investimentos de cerca de US$ 25 bilhões oriundos de investidores japoneses.

 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS