Offline
Bolsonaro: ‘Esquerda sofreu uma histórica derrota’
16/11/2020 07:31 em Brasil Eleições 2020

O presidente Jair Bolsonaro avaliou o desfecho do primeiro turno das eleições 2020. Para ele, um espectro político sai enfraquecido das urnas: a esquerda.

Leia mais: São Luís ignora rivalidade entre Sarney e Dino

“A esquerda sofreu uma histórica derrota nessas eleições, numa clara sinalização de que a onda conservadora chegou em 2018 para ficar”, publicou Bolsonaro no fim da noite de domingo, 15. A mensagem foi divulgada por meio do Twitter.

“Nas urnas, consolidaremos nossa democracia com um sistema eleitoral aperfeiçoado”

Diante da situação, o presidente aproveitou para analisar como se dará o jogo político daqui a dois anos. “Para 2022 a certeza de que, nas urnas, consolidaremos nossa democracia com um sistema eleitoral aperfeiçoado”, prosseguiu ao citar Deus, família e pátria.

Bolsonaro não mencionou o resultado do pleito de nenhuma cidade em específico. Algumas localidades, contudo, ajudam a validar a análise presidencial. Em Porto Velho (RO), por exemplo, a “esquerda foi humilhada”. A soma dos votos válidos recebidos pelos candidatos a prefeito do PT, PCdoB, Psol e PSTU não chegou a 5%. Em Cuiabá, o representante petista na disputa pela prefeitura teve 3% dos votos. Além disso, o PT perdeu a única capital conquistada em 2016: Rio Branco (AC).

Situação de aliados

Com alguns de seus indicados fora do segundo turno, Bolsonaro aproveitou para registrar que isso não quer dizer muita coisa em relação ao seu poderio político. Nesse sentido, lembrou caso protagonizado por um membro do PSDB.

“Há quatro anos, Geraldo Alkmin elegeu João Doria prefeito de São Paulo no primeiro turno”, pontuou, ao citar os dois políticos tucanos. “Dois anos depois, Alckmin obteve apenas 4,7% dos votos [válidos] na disputa presidencial.”

Com esse gancho, o presidente da República aproveitou para minimizar a sua atuação como cabo eleitoral durante a campanha do primeiro turno. “Minha ajuda a alguns poucos candidatos a prefeito resumiu-se a quatro lives num total de três horas”, contextualizou.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS