Offline
Barroso confirma tentativa de ataque ‘hacker’ ao TSE
15/11/2020 22:09 em Brasil Eleições 2020

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, confirmou neste domingo, 15, em coletiva de imprensa realizada em Brasília, que hackers tentaram invadir o sistema do tribunal.

“Houve uma tentativa de ataque hoje, com vários acessos [ao site do TSE] simultâneos”, contou Barroso. “Foi totalmente neutralizado pelo TSE e pelas operadoras de telefonia.” O ministro, no entanto, não soube dar detalhes precisos sobre o caso.

Veja mais: Barroso defende voto pelo celular nas eleições de 2022

O presidente da Corte eleitoral também se desculpou pela instabilidade do e-Título. “O TSE desligou um dos servidores como medida de prevenção contra um eventual ataque hacker“, explicou o ministro. “Com isso, o servidor remanescente sofreu uma sobrecarga e isso afetou a operação do e-Título.”

Segundo Luís Roberto Barroso, a notícia de que houve vazamento de dados de funcionários do TSE procede, mas essa ocorrência é antiga, e ainda não foi possível determinar quão antiga — “se de dez dias atrás ou antigo de cinco anos”.

Substituição de urnas e índice de abstenções

De acordo com Barroso, um número muito pequeno de urnas precisaram ser substituídas no Brasil, um percentual de 0,38% (1.700 unidades). Ainda, o ministro admitiu preocupação com a possibilidade de o país registrar índice de abstenção acima da média nacional, que é de cerca de 20%. Mas reforçou que os números consolidados só serão divulgados após o encerramento das eleições, às 17 horas.

 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS