Offline
‘Consternado e triste’, advogado se prepara para assumir vaga de Arolde de Oliveira
25/10/2020 11:08 em Política Brasil

A morte aos 83 anos do senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ) deixou o seu primeiro suplente, o advogado Carlos Francisco Portinho, “sem palavras”. Em postagem nas redes sociais na quarta-feira, 21, ele lamentou o falecimento do aliado político, a quem direcionou elogios.

Leia mais: Covid-19: Cerca de 90% dos contaminados no Brasil estão curados

“Sem Palavras. O Brasil perde um dos maiores homens públicos que esta terra concebeu. Que Deus esteja contigo e sua família e inspire o nosso país com os seus valores! Um grande homem e amigo. Consternado e triste pelo destino estou. Guardo as melhores lembranças. E o exemplo”, publicou Portinho.

Também filiado ao PSD do Rio de Janeiro, Portinho evitou comentar a sua situação política. Primeiro suplente na chapa que levou Arolde de Oliveira ao Senado nas eleições de 2018, ele deve assumir posto no Congresso Nacional ao decorrer das próximas semanas.

Posse

Sem estipular a data em que Carlos Francisco Portinho iniciará o mandato como senador, a Agência Senado avisa que a posse dele pode se dar de duas maneiras. Uma possibilidade é o anúncio durante sessão plenária da Casa. A outra forma é solenidade reservada no gabinete do presidente do Senado, função ocupada por Davi Alcolumbre (DEM-AP).

 

Arolde de Oliveira

O senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ) morreu na noite desta quarta-feira, 21. Aos 83 anos, o parlamentar estava internado em decorrência da covid-19 e teve falência múltipla de órgãos, informou a equipe de comunicação dele por meio das redes sociais.

Eleito senador pela primeira vez já octogenário, em 2018, Arolde fez carreira na outra Casa legislativa da Praça dos Três Poderes. Foi deputado federal por nove mandatos consecutivos. Estreou na função em 1983, após ficar de suplente do PDS do Rio de Janeiro.

O senador Arolde de Oliveira | Foto: Divulgação/Senado

Permaneceu por décadas no PFL/DEM, onde foi considerado um dos caciques. Foi, por exemplo, presidente estadual do partido por 10 anos e chegou a ter vez na executiva nacional da legenda. Durante a gestão de Cesar Maia na prefeitura carioca, no início dos anos 2000, foi secretário de Transportes. 

Mudança de partido

Em 2011 fez parte do grupo político que deixou o DEM e ingressou no então recém-criado PSD, de Gilberto Kassab. Pela nova sigla, foi eleito deputado federal pela última vez, a nona consecutiva, em 2014. Dois anos mais tarde, votou a favor do impeachment de Dilma Rousseff.

Rompeu com o PSD e foi para o PSC. A separação, no entanto, durou pouco. Voltou para a legenda em 2018, ano em que decidiu concorrer a uma vaga no Senado. Recebeu quase 2,4 milhões de votos e foi eleito ao lado de Flávio Bolsonaro para representar o Rio de Janeiro.

Religioso e empresário de comunicação

Evangélico, Arolde de Oliveira conciliou a carreira política com a função de empresário de comunicação. Em 1992, fundou a Rádio El Shadday (hoje chamada 93 FM) e comprou uma gravadora musical, o que gerou a criação do Grupo MK de Comunicação, que segue em atividade até hoje, com foco em eventos e ações de mídia voltados ao segmento cristão.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS