Offline
Inflação: IPCA sobe 0,24% em agosto
09/09/2020 21:03 em Economia & Negócios

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto ficou em 0,24%. O indicador de inflação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é considerado o índice oficial para fins de avaliação da economia brasileira.

Na comparação com o mês anterior, julho, o IPCA teve uma queda de 0,12 ponto porcentual.

Nos últimos 12 meses, subiu 2,44% e, em 2020, o acumulado está em 0,70%.

Apesar da alta do preço dos alimentos, que já faz com que o governo federal até mesmo avalie baixar tarifas de importação de alguns produtos da cesta básica, outros itens, vindos principalmente do setor de serviços, tiveram desaceleração. Foi o caso das passagens aéreas e dos hotéis, por exemplo, que, devido à pandemia, deixaram de ser consumidos.

A questão é que a população tem sentido muito mais a elevação do preço de itens comprados para ser consumidos no confinamento, geralmente vindos do supermercado, e que, segundo a Fundação Getulio Vargas, já sofreram aumento de mais de 10% neste ano.

Assim, o “bom comportamento” da inflação no país acaba não sendo percebido.

Com a reabertura econômica e o retorno da utilização de outros serviços, é maior a probabilidade de que a percepção sobre as variações dos preços também se modifique — e para melhor.

 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS