Offline
Espanha controla pandemia e vídeo de hospital emociona
30/04/2020 22:21 em Notícias do Mundo

A Espanha planeja voltar à normalidade que vivia antes da pandemia do novo coronavírus em quatro fases, que serão aplicadas em diferentes partes do país de acordo com a evolução dos casos de contágio e poderão ser concluídas até o final de junho, anunciou o presidente do Governo, Pedro Sánchez, na terça-feira (28).

Cada fase inclui níveis mais altos de abertura em lojas, hotéis e atividades culturais, esportivas e religiosas, explicou Sánchez em pronunciamento transmitido por televisão, além de anunciar que as escolas voltarão a funcionar em setembro.

O plano, aprovado nesta quarta pelo Conselho de Ministros, parte da chamada fase 0, que será aplicada a quase todo o país a partir da próxima segunda-feira (4), e cada território poderá avançar a cada duas semanas para a fase seguinte, dependendo do progresso no controle da Covid-19.

O objetivo deste plano gradual “é recuperar o cotidiano sem colocar em risco a saúde coletiva”, explicou Sánchez, que também alertou que “não haverá mobilidade” entre as províncias e ilhas do país “até atingirmos a nova normalidade”.

Sanchez lembrou que é esperado que no próximo sábado, se a evolução da doença continuar como está, os espanhóis poderão sair para fazer exercícios sozinhos ou caminhar com as pessoas com quem vivem.

A partir de 11 de maio, as autoridades avaliarão o progresso no controle da pandemia e poderão incluir novos territórios na fase 1.

No último dia 17, o fechamento do pavilhão 7 do hospital temporário da Instituição de Feiras de Madrid (Ifema), que tratou pacientes com Covid-19, emocionou usuários das redes sociais. A unidade fechou após a diminuição nos casos de coronavírus registrados nas últimas horas daquele dia.

Segundo o site El Plural, o hospital de campanha montado na Ifema tornou-se uma referência em saúde em meio a uma pandemia global, com 1.500 pacientes. Após o fechamento deste pavilhão, apenas o Hall 9 da Feria de Madrid continuará aberto como hospital.

A presidente da Comunidade de Madri, Isabel Díaz Ayuso, agradeceu aos profissionais com uma mensagem em sua conta pessoal no Twitter.

– Obrigado a todos, eternamente orgulhosos de vocês – declarou.

vídeo compartilhado por ela causou comoção por mostrar a despedida os profissionais que trabalharam no pavilhão.

Fonte: Pleno.news

COMENTÁRIOS