Offline
Metade das cidades de MG já reabriu o comércio, diz governador
23/04/2020 15:22 em Notícias do Brasil

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), revelou nesta quinta-feira (23) que mais da metade das 853 cidades do Estado já flexibilizaram o isolamento social e reabriram seus comércios de forma total ou parcial. 

O Governo de Minas lançou o programa "Minas Consciente", que funcionará como um protocolo de orientação para as prefeituras realizarem essa flexibilização. Segundo o governador Romeu Zema, o programa divide as empresas em quatro categorias (essenciais, baixo risco, médio risco e alto risco) conforme critérios econômicos e de saúde estabelecidos pelo próprio governo estadual. 

— Muitos prefeitos tomaram essa decisão porque não tinha nenhum caso de pessoa infectada ou óbito nas suas cidades e se sentiram seguros. Estamos dando mais segurança a esse processo que já acontece na maior parte das cidades mineiras.

Ainda de acordo com Zema, os prefeitos terão acesso a esses protocolos a partir da próxima semana, com informações como a distância mínima de empregados, como atender o cliente, como higienizar equipamentos de uso comum, dentre outros. 

De acordo com o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, os protocolos terão orientações voltadas para os empresários, trabalhadores e para o cidadão. 

— Como temos atividades essenciais liberadas para o trabalho, estamos desenvolvendo protocolos voltados para três níveis. Aos empresários, são orientações sobre quantas pessoas as empresas devem comportar, horário de atendimento. Para os colaboradores, qual será a postura deles dentro da empresa. E para o cidadão, que circula na cidade, temos um protocolo geral, o que ele deve fazer para evitar risco aumentado de contaminação. Como ele deve proceder para manter distanciamento social e os cuidados.

Ainda de acordo com o Governo de Minas, a decisão de reabrir ou não os comércios cabe a cada prefeito. 

Fonte: www.noticias.r7.com

COMENTÁRIOS