Offline
PGR recua e denuncia Kajuru por calúnia contra Gilmar Mendes
18/04/2023 13:13 em Política Brasil

Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) pelo crime de calúnia contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

A PGR desistiu do arquivamento de um inquérito aberto contra o senador para apurar o crime. No início do mês, a vice-procuradora-geral, Lindôra Araújo, tinha solicitado o arquivamento do caso. Ela argumentava que o ministro não havia se manifestado sobre o interesse em processar o senador.

 

Leia também: PGR quer prender Moro

 

A denúncia foi encaminhada ao STF na segunda-feira, 17. No documento, Lindôra afirma que a PGR tomou conhecimento, no último dia 12, que Gilmar Mendes enviou sua manifestação sobre o caso à Presidência do Supremo, em 19 de março.

 

“Em assim sendo, por oportuno, o Ministério Público Federal requer seja tornado sem efeito o pedido de arquivamento outrora promovido nos autos do inquérito”, informa um trecho do novo documento assinado pela PGR.

 

Segundo a denúncia, Kajuru teria usado termos como “venda de sentença” para se referir ao ministro. “Ressalta-se que o denunciado atuou com claro animus caluniandi e a sua afirmação ofensiva desbordou dos limites do exercício regular do direito à liberdade de expressão constitucionalmente assegurado”, afirma a vice-procuradora.

 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS