Offline
Washington Post, sobre Lula: ‘Ocidente esperava um parceiro. Ele tem seus planos’
14/04/2023 10:37 em Política Internacional

O jornal norte-americano Washington Post destacou, na quinta-feira, 13, na primeira página de seu site uma reportagem com críticas à visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China.

A publicação observa a postura de Lula nos três primeiros meses do mandato contrária à política do “Ocidente”. Destacou que o presidente brasileiro se recusou a condenar a invasão da Ucrânia, permitiu que navios de guerra iranianos atracassem no Rio de Janeiro e enviou um conselheiro para se encontrar com representantes da ditadura venezuelana.

Segundo o jornal, a viagem de Lula à China acontece “em um momento em que as relações entre Washington e Pequim se tornam cada vez mais tensas”. A reportagem ainda afirmou que o Brasil está ajudando os chineses a impulsionarem sua moeda sobre o dólar, “para superar a ordem internacional liderada pelos EUA”.

Ainda conforme o Washington Post, a eleição de Lula promoveu o otimismo de que o Brasil poderia ser “parceiro na promoção de normas democráticas” no Hemisfério Ocidental.

Leia também: Na China, Lula afirma ser ‘contra’ o dólar

“Mas, em vez disso, Lula está lembrando o mundo de sua abordagem à política externa — que, de acordo com seu primeiro mandato, prioriza o pragmatismo e o diálogo, e mostra pouca preocupação sobre se isso antagoniza a Washington ou ao Ocidente.”

O texto também criticou o bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics). “Nenhum dos países atualmente impõe sanções à Rússia”, escreveu. A reportagem também citou uma declaração do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, que descreveu os Brics como “um catalisador para mudar o sistema de governança global”.

“Pequim saudou a visita de Lula como uma chance de avançar o impulso de Xi Jinping para posicionar a China como líder de uma ordem mundial que não é limitada por Washington.”

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS