Offline
Suspeito de vazar documentos secretos do Pentágono é preso nos EUA
14/04/2023 10:24 em Política Internacional

O suspeito de vazar documentos secretos do Departamento de Defesa dos EUA, o Pentágono, foi preso nesta quinta-feira, 13. Jack Teixeira, de 21 anos, é integrante da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts.

De acordo com informações do jornal Washington Post, Teixeira compartilhou centenas de páginas com informações sigilosas no Discord — uma plataforma de mídia social popular entre os jogadores de videogame. O Departamento de Defesa pode considerar o caso como violação de segurança mais grave em uma década.

O Departamento Federal de Investigação (FBI) realizou buscas na casa da mãe do suspeito e o prendeu algumas horas depois. Até o momento, o órgão não compartilhou mais informações sobre o caso.

Antes de ser preso, o suspeito foi classificado como líder do grupo chamado “Thug Shaker Central”, que publicou uma série de documentos confidenciais. O Departamento de Justiça começou a investigação em abril, mas a apuração formal foi iniciada apenas na semana passada.

O assunto foi encaminhado ao Pentágono, responsável por avaliar os danos causados pela divulgação dos documentos. Esses relatórios revelam uma série de preocupações dos EUA sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia, além de uma possível espionagem a governos aliados, como Israel e Coreia do Sul.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS