Offline
Compartilhar memes de pessoas negras virou racismo
28/03/2023 10:22 em Geral

Um artigo publicado no site da CNN norte-americana está dando o que falar nas redes sociais. Conforme o texto, brancos que compartilham memes de pessoas negras cometem “racismo contemporâneo”.

A prática já tem nome: blackface digital. Em linhas gerais, ela ocorre quando brancos “cooptam” expressões on-line de imagens, gírias e elementos da cultura negra para transmitir “alívio cômico ou expressar emoções”. Se negros, contudo, usarem os memes, não é racismo. Isso porque eles têm lugar de fala.

O artigo dá mais detalhes a respeito desse comportamento. “O blackface digital está errado, porque é uma reembalagem moderna de shows de menestréis, uma forma racista de entretenimento popular no século 19″, afirma o autor. “Foi quando os atores brancos, rostos escurecidos com cortiça queimada, divertiram o público interpretando personagens negros como simplórios desajeitados e despreocupados. Essa prática continuou no século 20 em programas de rádio.”

Esse tema veio à tona depois de um vídeo de uma mulher negra chamada Kimberly Wilkins viralizar nas redes. Após escapar de um incêndio em um apartamento, e ser entrevistada por um repórter, ela responde sem rodeios: “Ninguém tem tempo para isso”. O conteúdo passou a ser usado em diferentes contextos pelos internautas para fazer troça de momentos hilários da rotina.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS