Offline
Lula se encontra hoje com chanceler da Alemanha
30/01/2023 11:57 em Política Internacional

O presidente Lula vai se reunir nesta segunda-feira, 30, com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, em Brasília. O encontro bilateral deve marcar a volta das operações do Fundo Amazônia, suspenso desde 2019.

Além das questões envolvendo o fundo, as relações econômicas entre os países e o acordo do Mercosul com a União Europeia também devem ser discutidos no encontro.

Leia mais: Na Argentina, Lula confirma empréstimos do BNDES a outros países

Conforme a agenda, a chegada de Scholz ao Brasil está prevista para 15h30. Antes, Lula deve falar com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para alinhar a pauta do encontro com o líder alemão.

Às 18 horas, Lula e Scholz se reúnem com as delegações empresariais do Brasil e da Alemanha. Depois da reunião, os chefes de Estado vão fazer uma declaração à imprensa. Também está marcado para às 19h30 um jantar em homenagem a Scholz, no Itamaraty.

Leia também: ‘Lula presta um desserviço à democracia’, diz Juan Guaidó

Svenja Schulze, ministra alemã da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento, também deve acompanhar as reuniões. No fim de semana, ela se encontrou com representantes de sindicatos, sociedade civil e empresas em São Paulo, para tratar de temas relacionados à energia sustentável.

No fim de semana, Olaf Scholz esteve com os presidentes da Argentina, Alberto Fernández, e do Chile, Gabriel Boric.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS