Offline
Governadores são demitidos por casos de corrupção na Ucrânia
24/01/2023 18:21 em Política Internacional

governo da Ucrânia promoveu a demissão de funcionários do alto escalão por um suposto escândalo de corrupção no Exército, em meio à guerra no país. Cinco governadores regionais e quatro vice-ministros foram demitidos, comunicou Taras Melnichuk, representante do governo no Parlamento, nesta terça-feira, 24.

Entre os dispensados de seus cargos estão os governadores da região de Dnipropetrovsk, Zaporizhia, Sumy, Kherson e da capital, Kiev.

Leia mais: Protestos no Peru deixam mais de 40 mortos

Em novembro, vários meios de comunicação acusaram Valentin Reznichenko, da região de Dnipropetrovsk, de conceder dezenas de milhões de euros em contratos de reparo de estradas a um grupo cofundado por sua namorada, que trabalha como personal trainer.

Além dele, os governadores das regiões de Sumy, Kherson e Zaporizhia estão sob investigação judicial.

O governo exonerou também o vice-ministro da Defesa, Viacheslav Shapovalov, e o ministro da Política Social, Vitalii Muzychenko, além de dois vice-ministros do Desenvolvimento Territorial, Ivan Lukeria e Viacheslav Negoda. Também foram demitidos Anatoly Ivankevich e Viktor Vychniov, ambos vice-diretores do Serviço de Transporte Marítimo e Fluvial da Ucrânia.

Leia também: EUA começam a recusar imigrantes da Nicarágua, Cuba e Haiti

Essas demissões seguem relatos na imprensa de preços inflacionados em um contrato para fornecer alimentos ao Exército ucraniano, o primeiro escândalo de corrupção a estourar no Ministério da Defesa desde o início da guerra contra a Rússia.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS