Offline
Lula e Fernández se comprometem com criação de moeda comum
23/01/2023 11:07 em Política Internacional

Os presidentes Lula, do Brasil, e Alberto Fernández, da Argentina, publicaram uma nota conjunta exclusiva no jornal argentino Perfil, no sábado, 21, em que defendem a criação de uma moeda comum para a América do Sul. 

“Decidimos também avançar nas discussões sobre uma moeda comum sulamericana”, dizem os políticos, no texto. Segundo Lula e Fernández, a moeda seria “utilizada para fluxos financeiros e comerciais”, o que reduziria “os custos operativos e a vulnerabilidade externa dos países”.

Leia mais: Na Argentina, Lula tem encontros com ditadores

A ideia contradiz as recentes declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre o tema. Na ocasião, Haddad negou a possibilidade de criar uma moeda comum e se irritou com jornalistas. “Não existe moeda única e não existe essa proposta”, garantiu.

Agenda na Argentina

Lula embarcou neste domingo, 22, rumo a Buenos Aires. É sua primeira viagem internacional desde que assumiu a Presidência.

O texto no Perfil cita a participação dos dois países na cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Afirma também que o evento marca “o regresso do Brasil a um mecanismo de diálogo e acordo regional” que “jamais deveria ter sido interrompido”.

Leia também: Lula vai aos EUA para encontrar Biden

Lula e Fernández também se comprometem em atuar juntos em temas como “o desenvolvimento sustentável, a mudança climática e a redução de todas as formas de desigualdade”, com atenção especial ao que chamam de “reindustrialização das economias”, com “integrações das cadeias produtivas”.

A nota conjunta também menciona o sentido estratégico da integração bilateral entre os países, a fim de “construir um futuro em comum” que seja “mais justo e mais solidário”.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS