Offline
Protestos no Peru deixam mais de 40 mortos
22/01/2023 13:13 em Política Internacional

No Peru, protestos contra o governo de Dina Boluarte deixaram mais de 40 mortos e pelo menos 50 feridos desde a noite da última quinta-feira, 19. Diversos apoiadores do ex-presidente Pedro Castillo, deposto depois de tentar dissolver o Congresso, entraram em confronto com a polícia. A onda de violência tem se espalhado por todo o país.

Leia mais: Nicolás Maduro incita levante contra os Estados Unidos

Em Lima, na capital, cerca de 3,5 mil pessoas marcharam de diferentes pontos da cidade em direção ao Palácio da Justiça. A polícia dispersou o grupo com gás lacrimogênio. O objetivo dos agentes era impedir a invasão do Congresso.

Veja imagens dos protestos

Houve um incêndio em um prédio histórico na Praça San Martín. Era uma mansão de quase um século, e sua destruição foi caracterizada pelas autoridades como “a perda de um bem monumental”. Segundo o ministro do Interior, Vicente Romero, o ato foi “devidamente planejado e arranjado”.

Na sexta-feira, 20, protestos foram registrados em Lima. Na região de Puno, aproximadamente 1,5 mil pessoas atacaram uma delegacia na cidade de Ilave. Uma outra delegacia, na cidade de Zepita, foi incendiada.

Leia também: Brasil bate recorde de pedidos de refúgio de cubanos

Neste sábado, 21, o governo peruano decretou o fechamento da entrada para a cidade histórica de Machu Picchu. Não há prazo para a retomada. As autoridades alegam motivos de segurança, diante da crescente onda de protestos no país.

Fonte: revistaoeste.com

 

COMENTÁRIOS