Offline
Lula vai aos EUA para encontrar Biden
18/01/2023 22:29 em Política Internacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em 10 de fevereiro. A recepção deverá ocorrer na Casa Branca, em Washington, capital do país e sede do governo norte-americano.

Biden e Lula já tiveram contato por telefone. A ligação ocorreu em razão das manifestações que degeneraram em depredação dos prédios dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Leia mais: Mais 5 documentos secretos são encontrados em casa de Joe Biden

A viagem foi alinhada com o conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, ainda quando Lula era o presidente eleito do Brasil. Uma viagem do petista estava prevista antes mesmo da posse oficial, mas compromissos internos impediram a reunião.

Outras viagens de Lula antes do encontro com Biden

Antes da viagem aos EUA, Lula vai à Argentina, no fim de janeiro, para participar da Cúpula dos Países Latino-Americano e Caribenhos (Celac) e para se reunir com o presidente dos hermanos, Alberto Fernández. Ainda estão previstas viagens à China e a Portugal, mas sem datas estabelecidas.

Leia também: EUA começam a recusar imigrantes da Nicarágua, Cuba e Haiti

Da mesma forma, o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, também deve ir à Argentina para participar da Celac, que ocorre no dia 24 de janeiro, em Buenos Aires. O chavista desistiu de vir à posse de Lula em cima da hora, alegando problemas burocráticos.

Fonte: revistaoeste.com 

COMENTÁRIOS