Offline
Deputado de Portugal chama Lula de ‘bandido’ e é repreendido em Parlamento
14/01/2023 20:38 em Política Internacional

O deputado André Ventura, líder do Chega, partido português de direita, usou a tribuna do Parlamento para se manifestar sobre os atos que ocorreram no Brasil desde o resultado do segundo turno das eleições. Na ocasião, ao abrir o discurso, ele disse “entender perfeitamente a fúria e angústia de milhões de brasileiros ao verem seu país governado por um bandido”, referindo-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia mais: Lula veta aula de programação e robótica nas escolas

Imediatamente, o líder do Chega foi interrompido pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. “Essa é uma expressão ofensiva em relação ao presidente de um país muito amigo de Portugal”, disse Silva, afirmando que se sentia obrigado, pelo regimento da Casa, a pedir que Ventura não se referisse daquela forma ao líder do Brasil.

Ao retomar o discurso, Ventura declarou ser “difícil se dirigir ao presidente do Brasil de outra forma”. Ele ainda afirmou entender as manifestações dos brasileiros.

“Compreendo perfeitamente a razão pela qual os brasileiros estão indignados, acampados em muitas regiões, com seu país entregue a quem sabemos que fez o que fez ao Brasil nos últimos anos”, continuou o deputado. “E que apenas conseguiu fazer o que fez porque tinha amigos que lhe permitiram não enfrentar devidamente o que tinha que enfrentar”, acrescentou Ventura.

Leia também: Lula veta manifestações políticas de policiais

O discurso no Parlamento português ocorreu na sexta-feira, 13, durante o debate de um voto de condenação aos atos de vandalismo que aconteceram no domingo, 8, em Brasília.

Ventura afirmou ainda condenar “o ataque às instituições”, porque “compreendemos a fúria, a angústia, a raiva, mas ao mesmo tempo sabemos que a democracia é a forma de combater aqueles que na nossa perspectiva de forma absolutamente imoral tomaram conta das instituições brasileiras”, justificou.

Fonte: revistaoeste.com 

COMENTÁRIOS