Offline
Lula e Maduro podem montar novo bloco com Rússia e China
13/01/2023 20:13 em Política Internacional

O ditador venezuelano Nicolás Maduro declarou, em seu discurso anual à Assembleia Nacional, que pretende, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de outros líderes políticos, criar um bloco de países alinhados à esquerda. Além da própria Venezuela, Brasil, Colômbia, Argentina, China, Rússia e países do Caribe fariam parte da organização.

Leia mais: Maduro quer abrir rota aérea entre Brasil e Venezuela

“Estava conversando sobre isso com Lula no telefone, pessoalmente com o presidente Gustavo Petro e também com o presidente da Argentina, Alberto Fernández”, disse Maduro. “Uma nova hora está chegando, uma hora especial para unir esforços e caminhos da América Latina e do Caribe, para avançar na formação de um poderoso bloco de forças políticas, de poder econômico que falta ao mundo.”

A “nova hora” é uma alusão à ascensão da esquerda na América Latina nos últimos anos, com as vitórias eleitorais de Gustavo Petro, Alberto Fernandez, Gabriel Boric e Lula.

Veja o video

Leia também: PT, PCdoB e PV pedem cassação de Deltan Dallagnol

Outros ‘blocos políticos’

Vários blocos político-econômicos já foram criados pelos governos de esquerda. O mais conhecido é o Foro de São Paulo, organização criada em 1990 por iniciativa de Fidel Castro, ex-ditador de Cuba, e Lula.

Entre os membros do Foro de São Paulo destacam-se, além do PT, o Partido Comunista de Cuba, o Partido Socialista Unido da Venezuela e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), grupo terrorista armado que se tornou um partido político em 2017.

Fonte: O Antagonista revistaoeste.com

COMENTÁRIOS