Offline
Morre o papa Bento XVI, aos 95 anos
31/12/2022 10:57 em Religião

Morreu na manhã deste sábado, 31, o papa emérito Bento XVI, aos 95 anos, no Vaticano. A informação foi divulgada pelo portal oficial da Igreja Católica Apostólica Romana. Ainda não há informações sobre o velório.

“É com pesar que informamos que o papa Emérito Bento XVI faleceu hoje, às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano”, comunicou a igreja no Twitter e site oficial. “Mais informações serão fornecidas o mais breve possível.”

A saúde de Joseph Ratzinger estava debilitada nos últimos anos e piorou no Natal. O Vaticano havia informado que ele sofreu uma “piora” repentina de sua saúde e que sua condição estava “sob controle”, com atenção médica constante.

Desde a sua renúncia, em 10 de fevereiro de 2013, o pontífice vivia em um pequeno mosteiro no Vaticano. Sua renúncia foi a primeira em 600 anos da Igreja.

Nos oito anos em que esteve à frente da Igreja, foram reportados casos de corrupção, abuso sexual de cardeais e o vazamentos de documentos secretos do Vaticano — que ficou conhecido como Vatileaks.

“Houve tempos difíceis, mas sempre Deus me guiou e me ajudou a sair, de modo que eu pudesse continuar o meu caminho”, declarou o papa em seu aniversário de 90 anos.

Quem era Bento XVI

O pontífice nasceu em 16 de abril de 1927 na cidade de Marktl, na Alemanha. De família humilde e sendo o mais novo de três irmãos, entrou para o seminário aos 12 anos e era fluente em várias línguas, inclusive grego e latim. Já adulto, ele concluiu ainda um doutorado em teologia na Universidade de Munique.

Ratzinger foi escolhido para o papado em 19 de abril de 2005, depois da morte de João Paulo 2°, no mesmo ano. O papa seguia a linha mais ortodoxa da igreja.

O nome Bento XVI foi escolhido pelo próprio papa. “Quis chamar-me Bento XVI para me relacionar idealmente com o venerado pontífice Bento XV, Cardeal Giacomo della Chiesa, que guiou a igreja num período atormentado devido à Primeira Guerra Mundial”, explicou ele na época.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS