Offline
Democrata é reeleito na Geórgia e Biden consolida maioria no Senado
07/12/2022 14:20 em Política Internacional

O senador democrata pelo Estado da Geórgia, Raphael Warnock, foi reeleito, de acordo com projeção de analistas divulgada pela imprensa norte-americana. Com 99% dos votos apurados, Warnock tem 50,8%, contra 49,2% do republicano Herschel Walker, ex-jogador de futebol americano apoiado pelo ex-presidente Donald Trump.

A Geórgia é o único Estado que tem um segundo turno nas eleições de meio de mandato, caso os candidatos ao Senado não alcancem 50% dos votos no primeiro turno, que ocorreu em 8 de novembro. A votação entre os dois candidatos foi realizada na terça-feira 6.

Com a vitória de Warnock, o Partido Democrata terá 51 das cem cadeiras do Senado a partir de 3 de janeiro, uma a mais do que tem agora, considerando dois nomes independentes que sempre votam com a sigla.

A maioria será essencial ao governo de Biden, que, com popularidade baixa, perdeu a maioria na Câmara dos Representantes nestas eleições de novembro.

Warnock é pastor na Igreja Batista Ebenezer, a mesma em que pregou Martin Luther King Jr, líder da luta pelos direitos civis da população negra em Atlanta. Ele foi eleito ao Senado pela primeira vez em 2020.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS