Offline
Biden e Xi Jinping se reúnem antes da cúpula do G20
15/11/2022 11:27 em Política Internacional

O ditador da China, Xi Jinping, chegou à Indonésia para uma reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden, nesta-segunda feira, 14. O encontro vai acontecer antes da cúpula do G20, para tratar das tensões da invasão russa da Ucrânia.

O presidente russo, Vladmir Putin, não vai participar da cúpula e será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov. De acordo com o Kremlin, “Putin estava ocupado demais para comparecer”.

A relação entre Biden e Xi Jinping

Antes da reunião, o presidente norte-americano disse aos líderes asiáticos no Camboja que a comunicação entre os EUA e a China vai permanecer aberta para evitar conflitos, com prováveis negociações nos próximos dias. Biden chegou a Bali no fim do domingo.

A relação entre os dois países está em seu nível mais baixo, com crescentes tensões nos últimos anos acerca das práticas comerciais e de restrições dos Estados Unidos à tecnologia chinesa em Hong Kong, em Taiwan e até no Mar da China Meridional. Apesar disso, autoridades norte-americanas afirmaram que Pequim e Washington buscam reparar os laços diplomáticos.

“Essas reuniões não são isoladas”, disse um funcionário do governo Biden. “Nós nos envolvemos em uma diplomacia séria e sustentada. Acho que estamos satisfeitos com a seriedade que ambos os lados trouxeram para esse processo.”

Segundo a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, a reunião foi “destinada a estabilizar a relação entre os Estados Unidos e a China e criar uma atmosfera melhor para as empresas dos EUA”. Além disso, contou que Biden foi claro sobre estar preocupado com segurança nacional em relação às restrições a tecnologias sensíveis, e com a confiabilidade das cadeias de suprimentos chinesas para commodities.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS