Offline
Asteroide do tamanho de campo de futebol aproxima-se da Terra
15/11/2022 11:09 em Notícias do Mundo

Um asteroide do tamanho de um campo de futebol vai passar próximo da Terra nesta quinta-feira, 17. Segundo o rastreador de asteroides da Nasa, o corpo celeste deve chegar a uma distância de mais de 6 milhões de quilômetros, o que, embora um pouco próximo em escala cósmica, não arrisca atingir nosso planeta.

Com cerca de 100 metros de tamanho, o asteroide 2019 XS, como foi batizado pela agência espacial norte-americana, segue percorrendo o espaço em uma velocidade de 42 mil quilômetros por hora. De acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNOS) da Nasa, a agilidade do corpo celeste corresponde a 13 vezes mais do que uma bala de um rifle.

Uma pesquisa do Davidson Institute of Science investigou a relação do tamanho de um asteroide com os possíveis impactos que pode causar à Terra, caso se choquem. De acordo com o estudo, um corpo celeste de 140 metros liberaria uma quantidade de energia pelo menos mil vezes maior do que a liberada pela bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial.

No caso do asteroide 2019 XS, os impactos de um possível choque podem causar sérios danos e destruição à Terra, mas que não levariam a uma extinção da espécie humana.

Em novembro, o Instituto Carnegie para a Ciência descobriu um asteroide que também se aproxima da Terra. Trata-se do 2022 AP7, que tem 1,5 quilômetro de comprimento. “A ameaça não é imediata”, disse Scott Sheppard, pesquisador do centro responsável pelo achado. O corpo celeste deve levar cinco anos para contornar o Sol e seguir em direção à Terra, sem, necessariamente, chocar-se com ela.

A descoberta foi feita por meio do telescópio Victor M. Blanco, no Chile, com os resultados publicados na revista científica The Astronomical Journal. Segundo comunicado do centro de pesquisa norte-americano NOIRLab, trata-se do “maior objeto potencialmente perigoso revelado nos últimos oito anos”.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS