Offline
Ambientalistas usam 400 jatinhos poluentes para ir à COP27
14/11/2022 09:15 em Notícias do Mundo

Ambientalistas usaram aproximadamente 400 jatinhos particulares para ir à Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas 27 (COP27), no Egito. A informação foi publicada pela agência de notícias AFP.

Por esse motivo, outros militantes pró-clima criticaram a hipocrisia dos ativistas participantes da COP27, visto que os jatos emitem mais gases estufas do que voos comerciais. A conferência debate as consequências das “mudanças climáticas”.

De acordo com o grupo europeu Transporte e Meio Ambiente, a emissão de gases do efeito estufa em aviões particulares é de cinco a 14 vezes maior que a média por viajantes em aviões de carreira. A partir da queima de combustível, a liberação de gases é de duas toneladas.

Conforme noticiou o site BBC News, 35 jatos pousaram em Sharm el-Sheikh, região onde ocorre a COP27, entre 4 e 6 de novembro deste ano. Já outros 64 aviões particulares, aterrissaram no Cairo, capital do Egito. De lá, cerca de 24 aeronaves fizeram conexão até Sharm el-Sheikh.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito do Brasil, também vai viajarpara o evento climático em um avião particular. O modelo Gulfstream G650, emprestado a Lula, deve gastar cerca de 130 toneladas de dióxido de carbono (que também provoca o efeito estufa) para fazer a viagem. A aeronave pertence a Júnior Seripieri, ex-dono da Qualicorp.

A COP27 começou em 6 de novembro deste ano e vai até à sexta-feira, 18. Em 5 de novembro, mais de 500 militantes do Greenpeace e do Extinction Rebelion impediram o voo de jatos particulares no Aeroporto Schiphol, em Amsterdã (Holanda). Alguns ativistas assentaram-se ao redor das aeronaves enquanto outros andavam de bicicleta no local.

Na Holanda, ativistas protestam contra o uso de jatinhos particulares | Foto: Greenpeace
Fonte: revistaoeste.com
COMENTÁRIOS