Offline
Eleições EUA: democratas mantêm maioria no Senado
14/11/2022 08:55 em Política Internacional

Os democratas conquistaram o controle do Senado, com a vitória apertada da senadora Catherine Cortez Masto, de Nevada, que derrotou Adam Laxalt, um ex-procurador-geral republicano.

Na sexta-feira, 11, o democrata Mark Kelly havia derrotado seu rival republicano Blake Masters no Arizona — outra vitória importante para o partido do presidente americano Joe Biden.

Com esse resultado, os democratas passam a ter 50 cadeiras no Senado e os republicanos, 49. A vaga na Geórgia ainda está em aberto e haverá um segundo turno em 6 de dezembro. Mas o resultado deste pleito não vai mudar o fato de que os democratas controlarão o Senado a partir do ano que vem. Mesmo que os republicanos ganhem na Geórgia, empatando o número de vagas no Senado entre os partidos, caberá à vice-presidente democrata Kamala Harris votar em caso de empates nas decisões legislativas.

“Eu não estou surpreso com o comparecimento às urnas”, disse Biden após as projeções de vitórias democratas. “Estou incrivelmente satisfeito. E acho que isso é um reflexo da qualidade de nossos candidatos.”

Mas mesmo com a derrota no Senado, os republicanos ainda devem conquistar a maioria da Câmara dos Representantes — a outra casa do Congresso americano — o que seria suficiente para barrar a agenda política de Joe Biden, que caminha para o final do mandato.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS