Offline
Países ricos têm a maior inflação em 25 anos
13/01/2022 17:31 em Notícias do Mundo

A inflação nos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) chegou ao nível mais alto em 25 anos.

Dados divulgados pela entidade na terça-feira, 11, mostram que a taxa anual em novembro chegou a 5,8%, o maior valor registrado desde maio de 1996.

Leia também: Inflação na Rússia dobra e fecha o ano em 8,4%

“A alta foi particularmente acentuada nos Estados Unidos (EUA), onde a inflação subiu de 6,2%, em outubro, para 6,8%, em novembro, a taxa mais elevada desde junho de 1982”, destacou a OCDE, em seu relatório.

Os preços da energia acumulam um aumento de quase 28% no ano até novembro, atingindo a taxa mais alta desde junho de 1980. Já a inflação dos alimentos na área da OCDE chegou a 5,5% no mês, ante 4,6% em outubro.

Leia mais: Países pobres rejeitam 100 milhões de vacinas contra a covid

A OCDE destacou que houve grande variação entre os países no período.

Enquanto a inflação registrada nos EUA chegou a 6,8% em 12 meses em novembro, no Japão a taxa é de apenas 0,6%. Na Zona do Euro, a taxa foi de 4,9%, ante 4,1% em outubro.

 

Consequências da alta da inflação

O avanço continua pressionando as autoridades monetárias a elevar os juros para conter o aumento dos preços.

Leia ainda: Cuba fecha o ano com inflação de 70%

 

No entanto, alguns bancos centrais ainda afirmam que o ciclo de alta é transitório e será resolvido gradualmente com a retomada da atividade econômica depois da crise causada pela pandemia.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS